AP 201

#03.e-começa-o-quebra-quebra

Hoy pessoal! 
O terceiro post está no ar! e este está comprido (tenham paciência conosco tá? kkkk). Desta vez vamos mostrar o inicio do quebra-quebra, as prioridades que levamos em conta pra começar esta reforma. 
O que acontece com a maioria das pessoas que entram em uma reforma (e com nós não foi diferente), é ter um orçamento limitado. É difícil estipular ao certo o quanto será gasto em uma reforma maior e por isso é importante que seja priorizado o essencial que são: alterações de paredes e esquadrias (se tiverem em estado ruim), revestimentos, encanamento, gesso, elétrica, ou seja as partes que ficarão fixas e que normalmente farão bagunça. É importante lembrar que reformas quase sempre acontecem surpresas que terão de ser resolvidas, por isso guarde cerca de 10% do valor para estas ocasiões. No nosso apê as prioridades eram as áreas molhadas e a parte da entrada da casa (sala e escritório) em segundo lugar, pois teremos um home office para recebermos clientes, então tudo deve estar organizado e lindooo.
Gente, sempre o início de tudo deve ser o projeto. Quando se tem o projeto feito por um profissional, vários detalhes técnicos sobre como será executado já estarão definidos, então o próximo passo é marcar uma visita com o pedreiro e o encanador ao mesmo tempo, mostrar o projeto e o espaço a eles e solicitar um orçamento, tudo partirá daí.
Vamos por partes desta vez, explicando junto com as fotos cada detalhe! 

#Cozinha - Área de Serviço

Para um lar funcional a prioridade é a cozinha, começamos sempre por ela e nessa daqui "problema é o que não faltava". A foto abaixo é a visão que tínhamos ao entrar na cozinha, deparávamos já com a mureta que fazia a divisão da área de serviço. Tivemos que trocar tudo neste ambiente, os azulejos eram velhos e pintados, estava com infiltração no rejunte do piso, pouca iluminação e layout ruim. A parte boa foi a pedra de granito, ela é um Preto São Gabriel que custa em torno de R$ 400,00 m², estava em perfeito estado e conseguimos aproveita-la economizando um ótimo valor!
A imagem abaixo é a visão que temos da área de serviço para a cozinha, a esquerda vemos a porta de entrada de serviço e a frente a parede que fazia divisão com a sala.
Aqui a área de serviço quando ainda não havíamos tirado os revestimentos antigos. Esta janela é a única fonte de ventilação e luz que temos para esta parte da casa, então consideramos um item prioritário para a troca, pois ela já estava enferrujada. O Tanque era de alvenaria, nada prático então decidimos tira-lo e substituir por um de louça maior.
Desde o inicio do projeto quando vimos o apartamento sabíamos do potencial que ele tinha para um conceito aberto, que era o que nós sempre sonhávamos. Nos dias de hoje, com o tempo corrido e os horários curtos pra reunirmos a família, a integração dos ambientes ajuda em uma maior relação das pessoas que moram no espaço, por mais que estejam fazendo diferentes tarefas, fora o charme né gente. 
É importante que sempre antes de qualquer intervenção estrutural (alteração de paredes por exemplo) seja feita uma avaliação com um profissional especializado podendo ser um engenheiro, arquiteto ou quando se contrata um designer de interiores, o mesmo trabalha em conjunto com estes profissionais para estas situações. 
No nosso caso tivemos a avaliação de um grande amigo engenheiro que nos deu o aval, porém devido a largura da abertura, deveria ser feito um reforço na parte superior para evitar futuras trincas. A diminuição da altura da mureta que dividia a cozinha com a área de serviço e a abertura da parede da sala/cozinha aumentou significativamente a iluminação natural, Já da pra sentir mais amplitude né gente? ;D

#Sala-Homeoffice

Eis abaixo a nova entrada do nosso home office! No novo layout invertemos a entrada para este cômodo em prol de uma melhor circulação entre os ambientes. Em cima desta mureta existia uma pingadeira também de granito são gabriel e devemos lembrar que quando se tira uma parede, embaixo dela não tem revestimento, ou seja, já aproveitamos a própria pingadeira para fazer o acabamento de soleira que ficou entre os ambientes. O importante é sempre pensar se algo que iria para o lixo em uma reforma poderia ter outra usabilidade no futuro!

#Bwc-Suite-e-Social

E por fim neste começo de reforma, os banheiros. As duas fotos da esquerda são do banheiro suite e a da direita do banheiro social. Ambos estavam com as janelas enferrujadas e emperradas, gesso mofado e infiltração no rejunte dos pisos. O layout interno do banheiro social estava bom e decidimos intervir o menos possível nos pontos hidráulicos e elétricos para evitar custo. Já o banheiro suite era um problema, não tinha parede que separava o banheiro do quarto, a divisória era feita pelo próprio box. a área de banho era extremamente pequena e a pia ficava em baixo da janela o que impossibilitava de ter um espelho da altura do Arthur que tem 1,90m de altura (rsrsrsrs).
As principais decisões do nosso projeto foi trocar todos os revestimentos, o gesso, as esquadrias e melhorar a circulação do bwc suite os detalhes contaremos nos próximos posts ^^.
Com toda essa quebradeira agente se pergunta, e o entulho? o que fazer? Este será o tema do próximo post, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para lidar com isso na sua reforma!
Muito obrigado pessoal e por favor, nos deixem dicas, sugestões, criticas, enfim, queremos saber o que vocês estão achando deste blog nos comentários logo abaixo ok!? nos vemos no próximo post!
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle