© 2014 Design Coringa Interiores 

Buscar
  • Design Coringa

Macramê - Para decorar sua casa


A arte do macramê é bastante antiga, parente do tricô, crochê e tantas outras técnicas artesanais bastante famosas na época da vovó.

É um processo de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

A palavra macramê significa “nó”, há versões que dizem que a palavra vem do árabe.

Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.

Introduzir esse método artesanal cheia de nostalgia na decoração é super interessante, porque ganhamos uma riqueza de detalhes nos interiores e também saímos um pouco do consumo de produtos com escala industrial.

Depois de passar um tempo esquecido, o macramê voltou a aparecer com força total na decoração, fazendo parte de diferentes projetos decorativos pelo mundo.

Com a evolução na decoração o macramê ganhou uma repaginada, feito com vários tipos de materiais como o sisal, corda ou malha, o macramê também ganhou cores ousadas como o neon, trazendo muita alegria ao espaço. Nas cores claras e cruas o macramê traz um toque mais rústico e sofisticado aos ambintes.

Acompanhe nas imagens abaixo algumas inspirações para você fazer em casa.


53 visualizações